Coletor Menstrual: você sabe o que é?

 

Oi gente, tudo bem?

O tema desse post é bem polemico, há quem já conheça bem o assunto, há quem tá bem curiosa pra saber e há quem não quer saber de jeito nenhum.

Mas, se você sofre durante a semana de menstruação com assaduras, bolhinhas, vermelhidão, inchaço, falta de lubrificação, devido o uso de absorventes, você está no lugar certo!

Eu sofri anos com todos os sintomas citados acima, tendo que aceitar que a unica opção era usar o absorvente. Porém um dia encontrei uma propaganda no Facebook, que falava do tal coletor menstrual. Fiquei super curiosa, pois a propaganda prometia resolver os meus problemas; então resolvi pesquisar a fundo o que é o famoso “copinho” e a partir do momento que comprei o meu, minha vida mudou totalmente. Então decidi falar um pouquinho sobre isso com vocês, vamos lá?

O que é o coletor menstrual?

O coletor é um copinho de silicone, maleável, reutilizável, hipoalergênico, econômico e ecológico;  que coleta o  sangue da sua menstruação dentro do canal vaginal. É fácil de usar após o tempo de adaptação, não deixa cheiro, e pode ser esvaziado de 6 a 12 h de utilização. Existem de vários tamanhos e cores, dependendo da marca. O tempo de utilização pode ser de até 5 anos de acordo com os cuidados de uso do copinho.

coletores-menstruais-223407741.jpg

Apesar de existirem vários modelos, a maioria tem as mesmas características, 2 furos na borda, corpo liso, ranhuras na base que auxiliam na retirada, haste com ranhuras ou argolinha.

.conhecendo-mimo-1

 

Como usar o coletor?

O coletor deve ser usado dentro do canal vaginal de forma que colete o sangue sem vazamentos. Para colocar o coletor é preciso higieniza-lo com água e sabão neutro e em água fervente, dobra-lo de forma que se encaixe a entrada do canal que é mais estreita e empurrá-lo para trás, não para cima como pensado, depois de inserido ele deve desfazer a dobra sozinho, caso isso não aconteça é preciso fazer força com se fosse evacuar, segurar o cabinho e girar até que ele desdobre. A posição mais confortável para fazer isso é agachada ou sentada no vaso, mas você escolhe como fará. É preciso ter em mente que para usar o coletor você precisa conhecer bem o seu corpo e está confortável em fazer a escolha de abandonar o absorvente e usar o coletor. Ao introduzir o coletor, relaxe e não force a entrada, para não se machucar.

3333ad7113c9430b9b57c67e9a45c50c1172198629.jpg

d43af2f2793a788c7f2eefb3f10084bd212278909.jpg

 

Como retirar o coletor?

Para retirar é fácil, basta fazer força como se fosse evacuar, beliscar o fundo do copinho para retirar o vácuo e puxar pelo cabinho ou argolinha. Fique calma ele não se perde lá dentro!

Como escolher o tamanho certo do seu coletor?

O tamanho do coletor vai variar de acordo com a altura do colo do útero. Para saber a altura do seu colo basta perguntar ao seu ginecologista, mas se você esquecer ou tiver vergonha de perguntar basta inserir seu dedo indicador ou médio no canal vaginal até tocar o colo do útero, que tem formato arredondado e a sensação é de tocar a ponta do nariz. Observe até onde seu dedo entrou para saber qual a altura do seu colo uterino.

 

 

 

Colo baixo: dedo inserido até a primeira articulação.

Colo médio: dedo inserido além da primeira articulação.

Colo alto: dedo inserido além da segunda articulação.

_20180305_222950-1019496733.jpg

Outro fator importante para definir o tamanho do seu coletor é o fluxo menstrual. Caso o fluxo seja intenso, o coletor pequeno poderá ser usado mas terá que ser esvaziado em um prazo de tempo menor.

Saber como é a sua musculatura pélvica influi na escolha da rigidez do silicone do coletor. Mulheres jovens, sem filhos e que não praticam exercícios pélvicos, preferem coletores com rigidez normal ( nem muito maleável, nem muito rígido), já as mamães preferem os coletores mais maleáveis. Porém isso não é regra já que toda mulher é diferente. Pesquise o que sua marca favorita tem a oferecer. Escolher um coletor muito rígido ou muito maleável para sua musculatura pode ser mais difícil para desfazer a dobra, por isso a importância de saber como é o seu corpo.

Que dobra fazer no seu coletor?

Existem 6 tipos de dobras mais indicadas por marcas de coletores menstruais. Eu uso a dobra tipo “C”, mas antes de escolher ela testei as outras para constatar que ela era a melhor para mim. O tipo de dobra também vai variar de mulher para mulher, experimente o quanto quiser.

_20180305_213030

 

Como esterilizar o Coletor?

Manter a higiene é um passo importantíssimo para evitar infecção. Não podemos esquecer que o coletor fica dentro de nós e descuidar da higiene pode prejudicar nossa saúde. A regra é que todas as marcas indicam lavar com sabão neutro e ferver de 5 a 8 minutos em panela esmaltada. Porque panela esmaltada? Por que a panela normal de alumínio pode com o tempo soltar pequenas partículas de alumínio que prejudicarão a qualidade do coletor menstrual. Com a panela esmaltada isso não ocorrerá. Você também pode optar por uma caneca exclusiva para o seu copinho, caso use o microondas para isso.

3333ad7113c9430b9b57c67e9a45c50c1172198629.jpg

 

 

 

Tempo de adaptação

O tempo de adaptação varia de mulher para mulher, mas se você escolher o coletor certo e achar a dobra mais confortável de introdução, logo vai perceber que nos próximos ciclos vai ficar mais fácil colocar e retirar o copinho.Também vai perceber que o coletor não pode ser sentido quando está no canal vaginal, a não ser que você tenha bexiga sensível, quando ela estiver cheia pode sentir um leve incomodo. Não é normal sentir dor ao usar o coletor, se você sentir, pare de usar e procure um médico.

Minha experiencia com o coletor menstrual

Pesquisei bastante antes de comprar o meu primeiro coletor. Vi videos de gente muito bacana, e olhei as características de diversas marcas, por fim escolhi comprar o menor tamanho do coletor Fleurity que vende kits com 2, nas cores rosa e roxo. Para minha infelicidade não me adaptei ao tamanho dele, apesar de ser o menor, ficou grande, cortei os cabinhos e mesmo assim incomodava quando eu sentava. Não desisti do copinho, pesquisei mais e comprei o coletor P original da Holy cup, e a partir dai sou apaixonada pelo meu copinho. Minha adaptação a dobra e a inserção durou 4 ciclos e depois disso tudo ficou mais fácil. Uso panela esmaltada para esterilizar e o próprio saquinho da marca para guardar.

original_lilas_4-1-500x447

 

E ai você usa coletor? Se não, tem vontade de usar? qual a sua experiência? me conta, vou ficar feliz de interagir com você!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s